Published on

Guia Completo - Como Começar com a Linguagem de Programação Python - Instalação, Edição de Arquivos e Instalação de Bibliotecas

Authors
  • avatar
    Name
    Yuri Magagnatto
    Twitter

Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, conhecida por sua sintaxe simples e poderosa. Se você é novo na programação ou está buscando expandir suas habilidades, iniciar com Python é uma excelente escolha. Neste guia, vamos explorar os passos essenciais para começar com Python, desde a instalação em diferentes sistemas operacionais até a criação de seu primeiro programa e a instalação de bibliotecas úteis.

Instalando o Python

Antes de começarmos a programar em Python, precisamos instalar a linguagem em nosso sistema operacional. Vamos abordar como instalar o Python em três sistemas operacionais populares: Windows, Ubuntu e Mac.

Windows

  • Acesse o site oficial do Python (https://www.python.org/) e baixe o instalador para Windows.
  • Execute o arquivo baixado e siga as instruções do instalador.
  • Durante a instalação, certifique-se de marcar a opção "Adicionar Python ao PATH" para facilitar o acesso ao Python pelo terminal.
  • Após a instalação, abra o Prompt de Comando e digite python --version para verificar se o Python foi instalado corretamente.

Ubuntu

  • O Python geralmente já está instalado no Ubuntu. No entanto, você pode instalar a versão mais recente digitando sudo apt update seguido por sudo apt install python3.
  • Após a instalação, verifique se o Python foi instalado corretamente digitando python3 --version no terminal.

macOS

  • Utilize o Homebrew para instalar o Python no macOS. Se você ainda não tem o Homebrew instalado, abra o Terminal e execute o seguinte comando:
/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"
  • Em seguida, instale o Python com o Homebrew digitando brew install python3 no Terminal.
  • Verifique se o Python foi instalado corretamente digitando python3 --version no Terminal.

Criando e Editando seu Primeiro Arquivo Python

Agora que o Python está instalado, vamos criar e editar nosso primeiro arquivo Python.

  • Abra seu editor de texto favorito (como o VSCode, Sublime Text ou Atom) e crie um novo arquivo.
  • Digite o seguinte código Python no arquivo:
print("Olá, mundo!")
  • Salve o arquivo com a extensão ".py", por exemplo, "meu_primeiro_programa.py".
  • Abra o terminal ou Prompt de Comando e navegue até o diretório onde você salvou o arquivo.
  • Execute o arquivo Python digitando python meu_primeiro_programa.py no terminal ou Prompt de Comando.

Você deve ver a saída "Olá, mundo!" impressa no terminal, indicando que seu programa Python foi executado com sucesso.

Instalação de Bibliotecas

Uma das maiores vantagens do Python é sua vasta biblioteca de pacotes disponíveis para realizar uma variedade de tarefas. Vamos aprender como instalar uma biblioteca Python usando o pip, o gerenciador de pacotes padrão do Python.

Por exemplo, para instalar a biblioteca 'requests', que é comumente usada para fazer solicitações HTTP em Python, basta digitar o seguinte comando no terminal:

pip install requests

O pip irá baixar e instalar a biblioteca 'requests' e suas dependências, tornando-a pronta para uso em seus programas Python.


Parabéns! Você agora está pronto para começar sua jornada na programação com Python. Neste guia, cobrimos os fundamentos, desde a instalação do Python em diferentes sistemas operacionais até a criação de seu primeiro programa e a instalação de bibliotecas úteis. Continue explorando e praticando, e em breve você estará construindo aplicativos incríveis com Python. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais recursos, não hesite em consultar a documentação oficial do Python e a vasta comunidade de desenvolvedores Python online. Happy coding!